Cova da Moura: que desígnios, que desenho. Olhares académicos (2005-2015)

Instituição Proponente | Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboas
Parceiros | Associação Moinho da Juventude

Investigadora responsável | Isabel Raposo (arquiteta-urbanista)
Outros investigadores | Filipa Roseta (arquiteta), Júlia Carolina (antropóloga), Joana Lages (arquiteta-urbanista), Ana Valente (arquiteta), Jorge Ribeiro (engenheiro de minhas), Manuela Mendes (socióloga).
Outros colaboradores | Filipa Verol, Ugo Lorenzi e Alessandro Colombo, Marc Latapie, Ana Teresa Soeiro, Helena Santos, Alexandra Martins; Anaísa Lopes; Titania Ribas e Nádia Fernandes; Helena Roseta e Lia Vasconcelos; Teresa Craveiro; Carlos Santos.

Financiamento | EURMed; CIAUD
Data de início | Setembro de 2006
Data de conclusão | Julho de 2014

Resumo
O Projecto visa concluir a divulgação dos trabalhos sobre o bairro da Cova da Moura, sobre as suas condições de vida e de habitação que têm vindo a ser desenvolvidos desde 2004, com apoio de estudantes, finalistas, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, bem como estagiáriossob orientação da coordenadora do Projecto e actualmente no quadro do Gestual. A publicação reflecte os modelos de cidade subjacentes aos desejos e desígnios dos habitantes e suas associações, bem como as intenções e acções dos agentes exteriores em termos de desenho urbano. Por outro lado, através dos trabalhos académicos que continuam a ser desenvolvidos em articulação com actores locais, visa contribuir para a qualificação do bairro, para o reforço da coesão social e do empoderamento com respeito pelas vontades e desígnios locais e na óptica de uma cidade mais justa e solidária.