Concurso de ideias para a vertente do Olival | áreas urbanas de génese ilegal de Odivelas

workshop académico + conferências
organização | GESTUAL (CIAUD/FAUTL) (projeto de investigação: Bairros de génese ilegal)
data | 10 a 24 de Outubro de 2010
local | Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa | sala 5.011 | CUBO

No seminário sobre Urbanização dos territórios de génese ilegal que decorreu dias 8 e 9 de Outubro direcionou-se a discussão para a problemática dos “loteamentos clandestinos” de difícil reconversão, no quadro dos Planos Directores Municipais em vigor e da Lei 91/95. Diz o texto introdutório do seminário: “urgem abordagens mais abrangentes, uma maior solidariedade interinstitucional e intermunicipal, um maior empenho político e técnico, uma maior disponibilidade de meios financeiros e uma maior preocupação com a qualificação do território bem como medidas especiais para as situações com problemas de coesão sócio-territorial e consideradas insusceptíveis de reconversão”.
Este workshop académico visou direcionar o olhar dos estudantes para um destes territórios, de forma a sensibilizá-los para estas problemáticas e a prepará-los para o diálogo tenso entre a ocupação irregular e a lei, exercitando a sua capacidade de leitura do lugar e de intervenção criativa. Os trabalhos realizados foram apresentados e restituídos aos representantes de proprietários/residentes e decisores técnicos e políticos. O workshop contou com a orientação de professores e especialistas destas problemáticas, nacionais e estrangeiros que apresentaram conferências sobre situações similares nos seus países (Brasil, México e Moçambique). O workshop destinou-se aos estudantes do Master Erasmus Mundus EURMed tendo sido aberto a outros estudantes da FAUTL.
A vertente do Olival, localizada no sul do município de Odivelas e orientada a norte, fazendo fronteira com o município de Lisboa, constitui uma das áreas de difícil reconversão pelas condicionantes do território e pelas contradições entre a ocupação real e as disposições do Plano Director Municipal em vigor. Esta vertente inclui três áreas urbanas de génese ilegal: Cassapia, Quinta da Serra e Quinta da Várzea, sendo esta última de ocupação maioritariamente industrial. Cada AUGI dispõe de uma Comissão de Administração Conjunta que representa os (com)proprietários no processo de reconversão.
O exercício consistiu na elaboração de ideias para a reconversão/qualificação da vertente do Olival, tendo em conta a leitura do lugar, as pré-existências, a ocupação do território, as suas condicionantes expressas no Plano Director Municipal em vigor, as leis que enquadram a sua reconversão, os anseios dos proprietários e residentes, as perspetivas locais e municipais.

programa realizado
programa, linhas curriculares de conferências e resumos
conferências | Suzana Pasternak, Rômulo Ribeiro, Jorge Mário Jaurégui, João Tique, Elias Huaman Herrera, Yves Cabannes

cartaz Maputocartaz jauregui

cartaz yves cabannes

Cartaz, Filmes Vizinhos