Kzure-Cerquera, Humberto  | consultant since 2019

Humberto Kzure-Cerquera | consultant since 2019 . Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAUFBA (1989), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ (1998), Doutorado em Urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ (2007), Doutorado Sanduíche na BAUHAUS Universität Weimar - Alemanha (2005-2006) e Pós-Doutorado pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo - CEAU da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto - FAUP, em Portugal (onde também é investigador), no Centre de Recherches em Histoire Internationationale et Atlantique - CRHIA, Université de La Rochelle, na França, e no Interdisciplinary Centre for Urban Culture and Public Space, Faculty of Architecture and Spatial Planning - Technische Universität Wien (2018-2019). Foi Professor de Projeto de Arquitetura, Teoria e Projeto de Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional na FAU/UFRJ. Na FAU/UBC - MC/SP, como Professor Adjunto II, lecionou disciplinas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Atualmente é Professor Associado de Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional do DAU/IT/UFRRJ. Participou dos Programas de Cooperação Técnica e Pesquisa Científica com a Technische Universitat Brauschweig - Alemanha (2000 e 2004) e FAU/PROURB/UFRJ, com publicação de artigos e capítulos de livros. Tem experiência na elaboração e gerenciamento de projetos em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, Habitação Popular, Socioeconomia e de Meio Ambiente. É membro do Grupo de Pesquisa naMORAR (FAU/UFRJ) e colaborador do Grupo de Pesquisa GEDUR (DAU/UFRRJ). Coordenou de 2010 a 2015 o Plano Diretor Participativo da UFRRJ e, também, o Plano Urbanístico para o Parque Tecnológico da UFRRJ. Coordenou o Plano de Gerenciamento de Resíduos - PGR/UFRRJ (2016). Coordenou a Pesquisa intitulada Estudos de Ordenamento Territorial na Área de Extração Mineral de Areia do Arranjo Produtivo Local em Piranema, entre os municípios de Seropédica e Itaguaí - RJ. É membro do GEDUR - Grupo de Pesquisa em Transformação de Uso, Ocupação e Desenvolvimentos Urbano e Regional (DAU/IT/UFRRJ). A partir de 2018, tornou-se Consultor de Urbanismo do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL) e pesquisador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo - CEAU da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto - FAUP. Também possui formação e experiência em Representações Gráficas, Cenografia, Fotografia, Teatro e Cinema.